top of page
Psicóloga Naylane Santana

Como funciona a terapia online?

Tire suas dúvidas sobre a modalidade


 


A busca por um atendimento psicológico online, para quem nunca fez psicoterapia antes ou mesmo para quem já teve a experiência da terapia presencial e deseja experimentar a modalidade virtual, pode trazer muitas dúvidas, sobretudo acerca de como funciona de fato o processo terapêutico ou as sessões em si.

Este post visa, portanto, responder algumas perguntas que giram em torno desta temática.


Terapia online funciona mesmo?

A psicoterapia online existe no Brasil há pouco mais de dez anos, mas antes disso já acontecia em outros países, como Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Apesar de, nessa época, já vir trazendo alguns dados indicando bons resultados, foi durante a pandemia da COVID-19 que se popularizou e passou a ser amplamente estudada e validada. Hoje, a terapia online já é reconhecida como uma opção abrangente, potencialmente econômica, se comparada à presencial, além de atualizada às novas formas de se viver.


Após o isolamento social em 2020, a demanda por atendimento psicológico cresceu muito em nosso país, e junto com ela evoluíram as conexões de Internet e os recursos tecnológicos. Com as tecnologias cada vez mais estáveis e seguras, a atenção virtual em psicologia tornou-se ainda mais propícia. Mesmo antes disso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) já havia reconhecido a viabilidade e importância do atendimento psicológico online, através da normatização da prática pela Resolução CFP nº 11/2012, que dispõe sobre atendimento psicológico online e demais serviços realizados por psicólogos através de meios tecnológicos de comunicação a distância. Esta resolução foi atualizada em 2018 e segue vigorando até os dias atuais.


Além do reconhecimento da sua viabilidade e regulamentação pelo órgão central do Sistema de Conselhos de Psicologia no Brasil, muitos estudos científicos vêm testando e aprovando o caráter efetivo da psicoterapia virtual em diferentes abordagens e inúmeros contextos, a citar: ansiedade, depressão, fobias, transtorno de pânico, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, etc. Alguns destes estudos apresentam, inclusive, resultados nos quais a eficácia da terapia online equipara-se à presencial e outros nos mostram até mesmo melhores resultados do online na comparação entre as modalidades.


Quem pode fazer terapia online?

A terapia online é possível de ser realizada de modo individual ou em grupo, com crianças, adolescentes, adultos e idosos, desde que verificada a viabilidade técnica para tal e com exceção de pessoas ou grupos em situação de violação de direitos, de violência, de emergência e desastres (nesses casos, a modalidade online é vedada pelo CFP).


Um outro detalhe é que, obrigatoriamente, em casos de atendimento a menores de 18 anos, a(o) psicóloga(o) necessita ter consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais por essa criança ou adolescente.


Como acontecem as sessões?

A dinâmica das sessões online é muito semelhante à da terapia presencial. Pela Internet, o "setting" terapêutico acontece por meio de uma plataforma com criptografia que garante o caráter sigiloso dos encontros. É lá onde profissional e cliente se encontram em um processo dialético para trabalhar demandas psicológicas. Por conseguinte, são utilizadas técnicas e recursos adaptados para o ambiente virtual.


Algumas recomendações interessantes são: a escolha de um local confortável e seguro, no qual você possa ter privacidade; a utilização de fones de ouvido (preferencialmente); um dispositivo celular, tablet ou computador que suporte chamadas de vídeo e, claro, uma boa conexão de Internet.


Como agendar uma sessão?

Para agendar uma sessão comigo é só clicar no botão abaixo. Você será redirecionado(a) para o WhatsApp, onde te explicarei todos os detalhes sobre os meus serviços e escolheremos um dia e horário disponível para nossos encontros.






Botão de WhatsApp
bottom of page